All
Sob Consulta
De: R$ 0,00Por: R$ 1.000.000.000,00ou X de


Bidjar
Bidjar, assim denominada por causa da abundância de salgueiros, está localizada na província do Curdistão a noroeste do Irã e tem uma população de etnia predominantemente curda. Em língua curda, o salgueiro é chamado de "Bi" e uma área de tais árvores é chamada de "Bijar" (região de salgueiros). Com uma altitude de 1.940 metros, Bidjar já foi chamada de “Telhado do Irã”.
Bidjar (também denominada Bijar) é conhecida internacionalmente por seus antigos e elegantes designs de tapetes que são produzidos desde a era Acamênida (550-330 aC).
Os tapetes Bidjar têm uma elegância sóbria e oferecem uma riqueza de cores profundas e fortes para os campos (azul escuro, vermelho amaranto, verde) e cores vivas para os motivos. Bidjar geralmente tem ornamentação de flores, de desenho muito esquemático que mostra uma inspiração primitiva. A ornamentação consta geralmente de um medalhão central sobre fundo decorado de flores e adaptações florais de designs persas clássicos ou de um motivo "hérati" muito compacto. Outras peças são compostas de um medalhão central sobre fundo liso com quatro cantoneiras com decorações florais. A base pode ser de algodão ou lã e a pilha é invariavelmente feita de lã, cortada a uma altura média. A maioria dos tapetes Bidjar apresenta nós turcos, mas também são encontradas peças com nós persas.
Bidjar está associado à durabilidade para muitos especialistas em tapetes. O tecelão trabalha em tear muito rudimentar e usa um pente especial para apertar os nós, o que dá um aspecto pesado ao tapete. Sua pilha compacta e densa fica quase vertical o que torna difícil para partículas de sujeira entrarem na vida interna do tapete.
Um Bidjar é sinônimo de robustez e resistência ao desgaste. Quem procura um tapete para lugares de alto tráfego vai adorar os tapetes Bidjar.
Caracteristicas:
Metragem: 1,70 x 1,12 = 1,90 m²
Borda: colorida
Campo: marinho
Desenho: oração
Material: lã / algodão
Densidade aproximada: 700.000 nós/ m²