

All
Sob Consulta
De: R$ 0,00Por: R$ 1.000.000.000,00ou X de
Kashan Sherkat
Alguns dos tapetes mais impressionantes e populares do Irã vêm da cidade de Kashan.
Ela é o primeiro dos grandes oásis no caminho da rodovia que corre ao longo da borda do deserto central Kavir no Irã.
A beleza natural de Kashan é devido, principalmente, ao contraste entre a árida imensidão do deserto e a paisagem verdejante da região do oásis.
Um centro de tapete que marca o ponto médio na rota da seda entre a atual capital do Irã, Teerã, e a capital artística e histórica da Pérsia, Isfahan.
Aliás, Kashan está localizada na província de Isfahan e é uma das cidades mais antigas do país.
As escavações arqueológicas no sítio de “Tappeh Sialk” (cerca de 4 quilômetros a oeste de Kashan), revelaram que esta região foi um dos primeiros centros de civilização na pré-história, com a existência de assentamentos que remontam a 6.000 AC.
Belos tapetes são feitos nessa região desde os séculos XVI e XVII, durante a dinastia Safávida (1501-1736), com muitos estudiosos acreditando que alguns dos designs de seda menores datam do início do século XVI.
Entre os monumentos históricos e religiosos mais importantes desta cidade, destacam-se as diversas fontes termais de água mineral, os jardins históricos “Bagh-e Fin” e “Abbas-Abad”, a vila histórica de “Abyaneh” (reconhecida como patrimônio histórico pela UNESCO), muitos banhos públicos antigos, e reservatórios subterrâneos de água.
Kashan já tinha uma indústria de tapetes de seda bem estabelecida desde o século XVII, e seu design não mudou muito desde então.
Por volta do final da segunda guerra mundial, estimava-se que a Kashan poderia operar 12.000 teares profissionais simultaneamente.
Os tapetes feitos em Kashan costumam ser instantaneamente reconhecidos e estão entre os mais belos e famosos de todos os tapetes persas.
Para muitos, quando pensam em um tapete persa, a imagem que veem na cabeça é a do tradicional tapete Kashan com medalhão central em um campo vermelho com bordas em marinho e marfim.
Esses tapetes têm as maiores curvaturas e visibilidade entre aqueles produzidos nas cidades da região central do Irã.
Todos têm padrões similares que consite em um único medalhão lindamente desenhado no centro e motivos florais persas, como arabescos, palmeiras, roseirais, flores desabrochando e folhagens, formando um dos padrões mais densos.
Podem ser encontrados em diferentes tamanhos, mas a maioria deles é de tamanho médio.
Marfim, verde claro, vermelho e azul são as cores predominantes.
Estes tapetes têm lãs macias e a pilha fina apertada.
Os tapetes Kashan são feitos de lã de boa qualidade, frequentemente do tipo kurk (feita da lã do pescoço do carneiro).
A fundação (urdidura e trama) do tapete é em algodão, exceto em peças muito finas, onde é seda pura. Usam nó persa (ou assimétrico) extremamente denso e a qualidade da tecelagem vai de muito boa a excepcional.
Os tapetes Kashan são de excelente qualidade e estão entre os mais bonitos do Irã, e consequentemente, do mundo.
“Sherkat Farsh” (Companhia de Tapetes) é uma fundação criada há mais de 70 anos no Irã com objetivo de manter as antigas tradições da cultura da tapeçaria persa e assegurar a qualidade na produção de tapetes do país.
Atualmente o projeto, controlado pelo Estado, organiza a produção de tapetes de qualidade em 500 aldeias e 100 cidades ao redor do Irã.
Os tapetes Sherkat Farsh têm uma alta densidade de nós, lã tingida naturalmente de alta qualidade e com belos padrões e combinações de cores que a tradição vive nesses tapetes duráveis.
Metragem: 1,98 x 1,40 = 2,77 m²
Borda: vermelha
Campo: marinho
Desenho: floral
Material: lã / seda / seda
Densidade aproximada: 1.100.000 nós/m²